fbpx Instituto Polígono de Ensino

O primeiro passo para ingressar na área de Enfermagem é estar bem preparado e, principalmente, capacitado. Para isso, é importante investir em um Curso Técnico.

Por ser uma área ampla, a Enfermagem permite que o profissional atue em: hospitais, Unidade Básica de Saúde, home care, clínicas de estética, creches, instituições de longa permanência, laboratórios, unidades de diagnóstico e SAMU. Além de setores fechados, como UTI, Central de Material Esterilizado, centro obstétrico, centro cirúrgico e sala de emergência.

Essa amplitude de possibilidades pode confundir os profissionais que optam por ingressar na área. Pensando nisso, é muito importante que o futuro aluno de Enfermagem faça um plano de carreira, pesquisando os setores, conhecendo suas habilidades e avaliando se o dia a dia da profissão é o que gosta de fazer.

Além disso, o corpo docente junto com a coordenação do curso, tem um papel importante para o desenvolvimento dessas habilidades e competências no decorrer do curso.

Ao procurar por um Curso Técnico, o aluno vai se deparar com duas opções: Técnico em Enfermagem e Auxiliar em Enfermagem.

Embora atuem muitas vezes nos mesmos centros de saúde, existem algumas diferenças entre Técnico e o Auxiliar de Enfermagem. O Técnico em Enfermagem, por exemplo, está habilitado a lidar com pacientes de média e alta complexidade, atuando em centros cirúrgicos e obstétricos, UTI, sala de emergência, Central de Material Esterilizado, além de atender pacientes no pós-operatório.

Já o Auxiliar de Enfermagem pode tratar apenas pacientes de baixa complexidade, realizando procedimentos como: curativos, aplicando vacinas, medicamentos, efetuando coletas de exames laboratoriais, exames complementares, como Holter monitorização ambulatorial de pressão arterial ( Mapa ) Eletrocardiograma e esterilização equipamentos.

Após terminar o curso, seja ele Técnico ou Auxiliar em Enfermagem, o aluno também pode recorrer à uma Especialização. Uma opção é a Especialização em Enfermagem do Trabalho, que tem como objetivo qualificar Auxiliares e Técnicos em Enfermagem para atuarem em empresas privadas e órgãos públicos, na prevenção e em procedimentos relacionados à saúde e segurança dos trabalhadores.

Gostou? Venha construir uma carreira de sucesso no Instituto Polígono, temos cursos Técnicos e Especialização na área da saúde.