fbpx Instituto Polígono de Ensino

O Técnico em Enfermagem é o profissional que, em conjunto com o enfermeiro, promove e restabelece a saúde dos pacientes, além de auxiliar na prevenção de doenças. Ele é responsável por preparar e administrar medicação, auxiliar no banho, verificar os sinais vitais, realizar curativos e relatar o desenvolvimento clínico do paciente no prontuário.

O Técnico em Enfermagem pode trabalhar em hospitais, postos de saúde, home care, clínicas de estética, creches, instituições de longa permanência, laboratórios, empresas de ambulâncias para remoção, unidades de diagnóstico e SAMU. E também em setores fechados de alto risco como UTI, Centro Obstétrico, Centro Cirúrgico e Sala de Emergência.

Já o Curso de Especialização em Enfermagem do Trabalho tem como objetivo qualificar Auxiliares e Técnicos em Enfermagem para atuar em empresas privadas e órgãos públicos, na prevenção e procedimentos relacionados à saúde e segurança dos trabalhadores.

Esse profissional atua em equipes multiprofissionais, segundo a norma regulamentadora 4 (portaria 3214/78) nos cuidados pertinentes aos trabalhadores em suas ocupações profissionais e nas suas necessidades relacionadas a doenças ocupacionais. Trabalhando em ambulatórios de saúde ocupacional, preparando e administrando a medicação, auxiliando no desenvolvimento dos exames periódicos, verificando os sinais vitais e realizando curativos.

Além disso, o profissional participa com o enfermeiro no planejamento, programação e orientação das atividades de enfermagem do trabalho, no desenvolvimento e execução de programas de avaliação da saúde dos trabalhadores, na elaboração e execução de programas de controle das doenças transmissíveis e não transmissíveis e vigilância epidemiológica dos trabalhadores, na execução de programas de higiene e segurança do trabalho e de prevenção de acidentes e doenças profissionais.

Conheça nosso Curso de Especialização em Enfermagem do Trabalho e o Curso Técnico em Enfermagem e faça já a sua matrícula.