Segunda à Sexta-feira das 08h às 21h | Sábado das 09h às 14h

CURSO ENFERMAGEM
DO TRABALHO

O Curso Enfermagem do Trabalho – Visão Sistêmica; Saúde Psicossocial; Legislação e Normas para a Saúde do Trabalhador; Segurança e Saúde Ocupacional; Doenças Ocupacionais e Toxicologia; Projeto e Ações Interdisciplinares.

Matrículas
(Pré-requisitos)

Maiores de 18 anos; Conclusão do Curso de Técnico em Enfermagem; Ensino Médio Completo.

Documentos necessários
(Matrícula)

RG; CPF; Certidão de Nascimento ou Casamento; Comprovante de residência com CEP; Reservista; Certificado e Histórico do Ensino Médio. Histórico Escolar e Diploma do Técnico de Enfermagem.

O que faz o enfermeiro do trabalho?


As principais funções do Enfermeiro do Trabalho são: Atuar na admissão, demissão, retorno ao trabalho, mudança de função e exames médicos periódicos; Auxiliar no desenvolvimento dos exames periódicos; Elaborar SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) com Palestras e Eventos que visam o bem estar dos colaboradores pensando dessa forma em Promoção na Saúde Pública; Acompanhar afastamentos ao INSS; Acompanhar a emissão de CAT (Comunicado de Acidente de Trabalho); Acompanhar campanhas mensais de prevenção; Participar das medidas de proteção contra acidentes do trabalho; Conhecer sobre todas as NRs para que tenha habilidade de colocar em prática da forma adequada conforme a necessidade;

Curso de Especialização que objetiva qualificar auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Trabalho para atuação em empresas privadas e órgãos públicos, na prevenção e procedimentos relacionados à saúde e segurança dos trabalhadores.

Atuação Profissional


Empresas públicas e privadas, conforme a obrigatoriedade apresentada na NR 04 (Norma Regulamentadora) do Ministério do Trabalho, para compor o SESMT (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho). Mercado de trabalho As empresas se conscientizam cada vez mais sobre a importância da presença de um profissional que atue na prevenção de doenças ocupacionais e acidentes no ambiente de trabalho, aumentando consideravelmente o aumento da procura de enfermeiros(as) com esta especialização.

Unidade São Bernardo do Campo
Período: Noite

Unidade Santo André
Período: Manhã