Segunda à Sexta-feira das 08h às 21h | Sábado das 09h às 14h

CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

O Curso Técnico em Segurança do Trabalho é estruturado em três módulos independentes, que permitem a certificação modular, são eles: Análise de Situações Emergenciais; Análises de Riscos Ambientais; Segurança e Saúde Ocupacional. O título de Técnico em Segurança do Trabalho é conferido aos alunos que concluírem os três módulos.

Estágio
(Não obrigatório)

No Instituto Polígono, os estágios não são obrigatórios, mas podem ser realizados para adquirir experiência e fazer contatos dentro do meio profissional em que está inserido. Embora não seja obrigatório, você pode, durante qualquer módulo, transformar seu curso em emprego por meio de um estágio remunerado ou não, em empresas e organizações do setor público e privado.

Matrículas
(Pré-requisitos)

Ter no mínimo 17 anos completos até a data de início do curso; Ensino Médio completo ou cursando o 2º ano, de modo que a conclusão seja de forma concomitante com o Curso Técnico. (Matriculados em concomitância com o ensino médio terão direito a solicitar o diploma de conclusão de curso, mediante a comprovação de conclusão do Ensino Médio).

Documentos necessários
(Matrícula)

A matrícula do estudante será efetuada mediante preenchimento e assinatura do requerimento do candidato ou, se menor, do seu responsável ao Diretor da Escola. O candidato deverá apresentar, no ato da matrícula, os seguintes documentos originais acompanhados de uma cópia: RG; CPF; Certidão de Nascimento ou Casamento; Comprovante de residência com CEP; Reservista; Certificado e Histórico do Ensino Médio.

Registro Profissional

O registro profissional é um cadastro obrigatório a todos os trabalhadores que exercem atividades regulamentadas por legislação própria, entre os quais está o Técnico em Segurança do Trabalho O concluinte após receber o Diploma de Técnico em Segurança do Trabalho com o número do GDAE, deverá solicitar o seu Registro Profissional junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Informações detalhadas e o sistema de requerimento estão disponíveis no site do MTE, clique aqui.

O que faz o Técnico em Segurança do Trabalho?


O profissional é responsável pela saúde e bem-estar dos funcionários dentro da organização. Dependendo do porte da empresa, a presença de um Técnico em Segurança do Trabalho é exigida por lei, a fim de garantir que todas as normas de segurança, saúde e preservação do meio ambiente estejam sendo seguidas.

O Técnico em Segurança do Trabalho possui um papel bastante relevante dentro das organizações. É o responsável pelos laudos periciais, visando a prevenção dos acidentes e doenças ocupacionais, adotando medidas para eliminar os riscos, promovendo melhorias no ambiente de trabalho. Atua nas organizações Públicas e Privadas de qualquer segmento, sendo na prestação de serviços autônomos, temporários, contratos efetivos ou ainda como empreendedor. É o profissional responsável em aplicar treinamentos.

Atuação Profissional


O mercado de trabalho favorável tem feito a demanda pelo profissional aumentar consideravelmente, visando a implementação de práticas seguras no ambiente de trabalho. O Técnico em Segurança do Trabalho ocupa vagas em variadas áreas do mercado de trabalho: Empresas de todos os ramos; Hospitais e Clínicas; Obras de qualquer porte e tipo; Consultorias; Treinamentos; Autônomo / Empreendedor;

Horário das turmas do instituto poligono

Unidade São Bernardo do Campo - Noite.
Unidade Santo André - Noite.