Segunda à Sexta-feira das 08h às 21h | Sábado das 09h às 14h

CURSO DE BOMBEIRO
PROFISSIONAL CIVIL

Prevenção e Combate a Incêndio; Atividades Operacionais de Bombeiro Profissional Civil; EPI e EPR; Salvamento Terrestre e Altura; Produtos Perigosos; Primeiros Socorros; Fundamentos de Análise de Risco; Equipamentos de Combate a Incêndio e Auxiliares; Salvamento terrestre.

Estágio

Este curso empregou a metodologia de Projetos e Ações Interdisciplinares em sua grade curricular, ou seja, toda sua experiência em outros cursos ou atuações, como por exemplo, ações sociais com a comunidade, serão avaliadas pelo coordenador do curso e para cada ação estipulado um valor em horas que serão computados, com um total de 90 horas de ações.

Matrículas
(Pré-requisitos)

Ter no mínimo 18 anos completos até a data de início do curso; Ensino Fundamental (Matriculados em concomitância com o ensino fundamental terão direito a solicitar o diploma de conclusão de curso, mediante a comprovação de conclusão do ensino fundamental).

O que faz o Bombeiro profissional civil?


O Bombeiro Civil pode atuar em três cenários: Profissional terceirizado: É o tipo mais comum de contratação de um Bombeiro. Sua atuação acontece em empresas que prestam serviços na área de segurança patrimonial. Profissional empregado: Neste caso, a contratação acontece pelas empresas que carecem deste tipo de serviço. Profissional autônomo: Neste cenário, o Bombeiro atua por conta própria em eventos de grande porte, trabalhando em locais como: estádios de futebol, festas em clubes e casas noturnas.

O Bombeiro Civil (NBR 14608) tem como função prestar serviços de socorro, além de trabalhar em casos de resgate e salvamento de vítimas de acidentes, inundações, afogamentos, dentre outros. São profissionais contratados por empresas e outros ambientes privados.

Atuação Profissional


Dentre as diversas áreas de atuação de um Bombeiro, estão: Atendimento Pré-hospitalar: Procedimento de primeiros socorros, popularmente conhecido como primeiro atendimento, em local de acidente, antes da remoção da vítima para uma unidade hospitalar Combate a Incêndio: Incêndio Urbano: Edificações, em geral (ex: comércios e espaços residenciais); Incêndio Florestal: Atuação em florestas e matas em geral; Incêndio Especial: Locais de circulação restrita (ex: aeroportos e portos). Busca e salvamento: Salvamento Terrestre: Atividades que englobam busca terrestre, busca e resgate de pessoas e animais, ambientes confinados e estruturas colapsadas; Salvamento Aquático: Em geral, o salvamento aquático é referente ao resgate em casos de afogamento; Incêndio Especial: Locais de circulação restrita (ex: aeroportos e portos). Na cidade de São Paulo, o Decreto Nº 58.168/2018 estabelece a presença obrigatória de uma Brigada de Incêndio e Bombeiros Civis nos seguintes estabelecimentos: Áreas públicas ou privadas com grande concentração de pessoas; Campos universitários; Casas de shows e espetáculos; Edificações ou plantas onde a ocupação ou uso exijam a presença de um Bombeiro Civil; Casas de shows e espetáculos; Hipermercados; Lojas de departamento; Shopping Centers.

Horário das turmas do instituto poligono

Unidade São Bernardo do Campo
Período: Noite
Unidade Santo André
Período: Sábados de Manhã